Os tópicos que não vais querer perder!

Vais descobrir os tópicos mais incomuns e desconhecidos da Física e enteder as profundas ligações que unem todas as áreas de investigação.


O que há de topológico na matéria que nos rodeia?

poster Doutorado em Física da Matéria Condensada na FCUP, Eduardo Castro, é professor auxiliar do Instituto Superior Técnico, membro do centro de investigação CeFEMA do IST e membro associado do CSRC (Computational Science Research Center) em Pequim, China. Interessa-se pelos aspectos teóricos da fenomenologia de Física da Matéria Condensada, e as suas principais áreas de estudo são: "Physics of graphene and post-graphene two-dimensional materials", "Topological phases of matter" e "Strongly correlated electron systems".

Orador: Prof. Eduardo Castro - Instituto Superior Técnico
Quando: 1 de Março - 14h30
Local: Auditório Abreu Faro, Complexo Interdisciplinar
Tópicos: Prémio Nobel 2016 / Topologia

Desperately looking for SUSY: a well motivated hunt beyond SM

poster Doutorado em Física Elementar de Partículas na ETH Zurich, Pedrame Bargassa é investigador do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, LIP-Lisbon, e membro do CMS Thesis Award Committe. O seu trabalho de investigação foca-se na Física Beyond the Standard Model, nomeadamente na Supersimetria. As suas principais áreas de estudo são: "Searches for stop across different production and decay modes".

Orador: Pedrame Bargassa – LIP Lisbon
Quando: 1 de Março - 09h00
Local: Auditório Abreu Faro, Complexo Interdisciplinar
Tópicos: Supersimetria / Multivariate Analysis

As Mensagerias de Einstein

poster Vitor Cardoso é líder da equipa de gravitação do CENTRA/IST e vencedor de inúmeros prémios, incluindo o grau de Oficial da Ordem de Sant’Iago de Espada pela sua contribuição para o avanço do conhecimento científico em Portugal. É membro fundador da Sociedade Portuguesa de Relatividade e Gravitação (SPRG), investigador associado no CERN, Professor no IST e Professor adjunto na Universidade de Mississipi. A suas principais áreas de estudo são: Relatividade Geral, Buracos Negros e Ondas Gravitacionais.

Orador: Vitor Cardoso – CENTRA-GRIT
Quando: 2 de Março - 14h30
Local: Auditório Abreu Faro, Complexo Interdisciplinar
Tópicos: Relatividade Geral / Ondas Gravitacionais

Star Makers

poster Doutorado em Engenharia Física Tecnológica pelo Instituto Superior Técnico, Bruno Gonçalves é presidente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear, IPFN, no qual integra o Grupo de Engenharia e Integração de Sistemas. Integrou o CIEMAT (Madrid, 1998-2001) e o JET (Oxford, 2003-2006) no âmbito da participação portuguesa no programa Europeu de Fusão, do qual é hoje responsável. As suas principais áreas de estudo são: Fusão Nuclear, Diagnósticos, Controlo e Aquisição de Dados, e Turbulência de Plasmas.

Orador: Bruno Gonçalves - IPFN
Quando: 2 de Março - 15h00
Local: Auditório Abreu Faro, Complexo Interdisciplinar
Tópicos: Fusão Nuclear

The Physics of Thinking

poster Doutorado em Ciências Físicas pela Universidade de Oxford (Marie Curie fellow), onde desenvolveu a sua investigação em “Quantum Geometrical Phases”, e com um pós-doutoramento em neurobiologia pela Universidade de Cambridge (Welcome Trust fellow em Biologia Matemática) no Laughlin Lab, passou por laboratórios como o Glanzman Lab (Los Angeles) e o Marine Biological Laboratory (Woods Hole), integra agora o grupo de investigação da Fundação Champalimau de “Colective Behaviour”. No seu trabalho de investigação recorre a técnicas como “behavior, mathematical modelling, machine learning and artificial intelligence, virtual reality, neurobiology and molecular biology”.

Orador: Gonzalo de Polavieja – Fundação Champalimaud
Quando: 1 de Março - 09h45
Local: Auditório Abreu Faro, Complexo Interdisciplinar
Tópicos: Group Behavior Modelling / Neuroscience

Extreme Plasmas: from the surfing at the speed of light to boiling the vacuum

poster Doutorado em Física pelo Instituto Superior Técnico (IST) e com um pós-doutoramento na Universidade da Califórnia Los Angeles (UCLA), Luís Oliveira e Silva é actualmente professor catedrático do IST, coordenador científico do Grupo de Lasers e Plasmas e presidente do Conselho Científico do IST, tendo passado pelo Rutherford Appleton Laboratory, UK, e pelo Grupo de Simulação de Plasmas da UCLA. Foi o primeiro (e único) investigador a trabalhar em Portugal no domínio das ciências físicas e engenharias galardoado por duas vezes com uma bolsa avançada do European Research Council.
Os seus interesses de investigação estão centrados na interacção de campos ultra-intensos com a matéria, com ênfase em aceleradores de partículas a plasma, fusão inercial rápida, fontes intensas de radiação e astrofísica, utilizando recursos computacionais avançados.


Orador: Prof. Luís Oliveira e Silva - Instituto Superior Técnico
Quando: 2 de Março - 16h15
Local: Auditório Abreu Faro, Complexo Interdisciplinar
Tópicos: Extreme Plasmas