Visitas únicas e exclusivas.

Com os Inside Views vais poder conhecer como ninguém dois centros de investigação ligados à Física. Um Inside View é uma visita guiada e exclusiva a um centro de investigação do IST acompanhada por um elemento do grupo.
Vais poder entender todo o processo científico: desde a ideia, superando desafios, até ao resultado.

Consulta o nosso FAQ para mais informações.


IPFN

poster O IPFN - Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear é uma unidade de investigação do Instituto Superior Técnico, Lisboa, e uma das maiores instituições de investigação em física em Portugal.
Este conta com vários grupos de investigação alguns dos quais vais poder visitar em detalhe:

GOLP- Grupo de Lasers e Plasmas
GFE - Grupo de Física Experimental - visita ISTTOK
PEL - Laboratório de Engenharia de Plasmas
GTM - Grupo de Teoria e Modelização
GCDM - Grupo de Caracterização e Desenvolvimento de Materiais- Visita CTN

CENTRA - COSTAR

poster poster O objectivo da investigação do grupo COSTAR-CENTRA, é usar o universo conhecido para sondar o universo desconhecido, isto é usar o Sol e as estrelas como detectores experimentais para explorar nova física, tal como é sugerido pelos novos modelos de física de partículas e teoria da gravitação. Em particular estamos interessados em estudar o problema da matéria escura. Além disso estamos também interessados em compreender como se formam e evoluem as estrelas. Conhece em detalhe esta visita ao cosmos:

Visita do COSTAR

CENTRA - GRIT

poster poster A investigação do grupo GRIT-CENTRA foca-se nas áreas da Gravitação, Astrofísica e Relatividade Geral. Em particular estamos interessados em compreender a teoria de Einstein em situações onde a gravidade é forte, como por exemplo perto de buracos negros e estrelas de neutrões.
Visita do GRIT

CeFEMA - TheorPhys

poster O grupo teórico do CeFEMA desenvolve investigação nas áreas da Física e Física Matemática centrando-se no estudo de sistemas não-perturbativos. As áreas principais são Física da Matéria Condensada, Física Hadrónica e Nuclear e Geometria Diferencial.
Os assuntos de interesse actual são: procura de novas fases da matéria, sistemas densos e condensados, spintrónica, aplicações de técnicas de informação quântica, sistemas fora de equilíbrio, instabilidade em núcleos, ressonânicas e estados ligados e geometria diferencial e aplicações em sistemas físicos.

Visita do TheorPhys

CeFEMA - MemChem - MEG

poster MEG O grupo MemChem do CeFEMA desenvolve o seu trabalho em várias àreas de investigação, através dos vários grupos que o compõem, em particular, um destes grupos é o de eletroquímica de materiais do IST dedica-se ao estudo de materiais e tecnologias para conversão de energia por via eletroquímica. Destacam-se os trabalhos para desenvolvimento de elétrodos de pilhas de combustível de baixa temperatura e para produção de H2 por via electrolítica.
Pilhas de combustível e produção de hidrogénio

LIP

poster O LIP (Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas) é o laboratório que, em Portugal, concentra os esforços de investigação e participação em colaboraçōes internacionais, na área da física experimental de partículas e astropartículas e tecnologias associadas.
Sensivelmente metade do esforço do LIP está ligado à participação em experiências no CERN, enquanto a outra metade se divide por experiências em outros laboratórios e desenvolvimento de detetores e tecnologias para futuras experiências. O LIP tem também um desenvolvimento importante na área da Física Médica e das aplicaçōes espaciais com a ESA. Finalmente o LIP tem ainda uma preocupação grande com o ensino e a divulgação.

ATLAS
Astropartículas
Espaço / ESA
CMS
COMPASS - "Espreitando a estrutura do nucleão”

CFTP

poster O CFTP - Centro de Física Teórica de Partículas - é um grupo internacional de física teórica de partículas, astropartículas, cosmologia e física de hadrões.
Apesar dos sucessos do Modelo Standart (SM), ainda há três observações experimentais para as quais ele não oferece resposta: massas nos neutrinos, a assimetria bariónica do Universo e a matéria negra observada para a qual ele não oferece candidato. Estas três observações sugerem fortemente a necessidade de nova física. Os objetivos da nossa investigação são explorar as extensões do SM que podem explicar estas evidências.

Visita do CFTP

CAMGSD

poster O CAMGSD - Centro de Análise Matemática, Geometria e Sistemas Dinâmicos - é uma unidade de investigação e de treino científico que desenvolve a sua actividade em matemática com particular ênfase em aspectos de análise não-linear, sistemas dinâmicos, geometria e topologia que são relevantes para várias áreas de ciência, engenharia e aplicações.

Visita I do CAMGSD - O Problema Matemático da Quantização
Visita II do CAMGSD - Investigação em Relatividade Geral

INESC-MN

poster O INESC Microssistemas e Nanotecnologias (INESC MN) foi o pioneiro na introdução de tecnologias de microfabricação em Portugal com a instalação da sua Sala Limpa em 1993 (classe 100/10). Novamente, em 2006, o INESC MN foi o primeiro laboratório português com capacidade para nanofabricação, e actualmente é Membro do Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação da FCT (MicroNanoFab). Com 20 anos de experiência numa infraestrutura de micro e nanofabricação, o INESC MN foca as suas actividades em:
  • Investigação científica de excelência. Investigação que faz uso intenso e é tornada possível pela disponibilidade 24 horas por dia de uma Sala Limpa para dispositivos spintrónicos, MEMS de filme fino, e biosensores integrados e sistemas lab-on-chip.
  • Formação avançada. O INESC MN oferece a estudantes de mestrado, doutoramento, e pós-doutoramento a oportunidade de treino experimental em tecnologias de micro e nanofabricação.
  • Serviços de micro e nanofabricação. INESC MN oferece acesso à sua infraestrutura a companhias portuguesas e internacionais, e a grupos universitários. Este acesso é ajustado a cada cliente e pode ir desde consultadoria completa com transferência de tecnologia até à execução de um passo simples de microfabricação.

Visitas do INESC-MN

Laboratório de Raios Cósmicos

poster No laboratório de raios cósmicos, situado no topo do edifíco da Física (IST), realizam-se várias experiências com diferentes técnicas de detecção dos muões cósmicos. Por exemplo, faz-se medição do tempo de vida do muão, usando para tal detectores cintiladores plásticos associados a fotomultiplicadores ou então um cilindro de água associado a fotomultiplicadores, onde se explora a radiação de Cerenkov. O fluxo de muões que chega à Terra pode variar com a actividade solar, ou tão somente com o efeito dia/noite ou ainda, com variações da pressão atmosférica. É por isso interessante monitorar em contínuo ao longo do tempo, a taxa de muões. Nesse sentido, existe no laboratório um telescópio de muões baseado em detectores planos de cintilador.

Visita do LabRC- Observação de muões cósmicos